Ja ouviu falar em OBJETIVOS SMART ?

Já ouviu falar em OBJETIVOS SMART?

Hoje resolvi compartilhar com vocês um pouco do que conheço sobre os objetivos ou metas SMART.

A sigla surgiu no início da década de 80, através de consultor George T. Doran em seu artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” (em tradução livre: “Existe uma maneira SMART de escrever metas e objetivos de gerenciamento). A idéia do autor era facilitar o trabalho de gestores na definição de objetivos, utilizando um método mais simples.

Mas antes de explorarmos melhor as definições presentes neste conceito, vou falar um pouquinho sobre a importância de definir objetivos e metas claras para o seu negócio.

Você já deve ter ouvido ou lido aquela famosa frase do filme “Alice no País das Maravilhas”, que diz assim: “Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”.

alice-no-pais-maravilhas-giphy-smart-brand
Fonte: Giphy.com

Pois bem, essa frase se aplica tanto na vida pessoal quanto profissional.

Então vamos trazê-la para o mundo dos negócios!

Imagine uma empresa que precisa aumentar seus lucros.

O que você acha que aconteceria se o gerente comercial simplesmente chegasse até sua equipe de colaboradores e dissesse que os mesmos precisam fazer alguma coisa para aumentar os lucros, sem um plano de ações e metas?

Imagino que você também tenha pensado que provavelmente nada aconteceria. Pois é e neste caso, qualquer aumento nas vendas seria pura sorte, isso sem contar a alta probabilidade de insucesso.

O entendimento que gera resultados.

É preciso ter ciência de que a obtenção de resultados parte de uma definição clara dos objetivos principais, do estabelecimento de prazos e metas, da escolha dos responsáveis por cada ação, estratégica e de um trabalho minucioso de mensuração. Caso contrário, o que encontramos pela frente são equipes totalmente perdidas, sem foco e desmotivadas a melhorar.

E é justamente para dar um norte, um horizonte a ser perseguido, que são estabelecidos os objetivos dentro de qualquer área.

Sim, elas servem para qualquer área da sua vida, seja profissional ou pessoal.

norte-sim-goals-smart-objetivos-smart-brand
Fonte: Giphy.com

Vamos lá então conhecer estes tais Objetivos Smart.

Existem diferentes abordagens sobre as palavras que deram origem à sigla, porém aqui vou apresentar as cinco que conheço e utilizamos aqui na Smart Brand.

A sequência a seguir nos atende com maestria, quando o assunto é definição de objetivos e metas.

Você deve entender que cada critério abaixo possui descritivos e funções distintas, porém complementares. Portanto, foque com calma em cada um deles.

Lembre-se que nem todos os Objetivos Smart atenderão a lista completa com todos os critérios, porém, quanto maior o número de critérios atendidos, maiores serão as chances de sucesso.

S – Specific (Específico)

Seja específico na definição de objetivos e metas. Quanto mais específico melhor. Objetivos vagos e subjetivos geralmente são menos eficazes.

M – Measureable (Mensurável)

Seus objetivos e metas devem ser possíveis de medir, é a única forma de saber se os mesmos foram atingidos ou não, e tomar novas decisões.

A – Attainable (Atingível)

Seus objetivos e metas devem ser desafiadoras, porém atingíveis. Objetivos e metas intangíveis podem ser frustrantes para você e sua equipe.

R – Realistic (Realista)

Seja realista na definição de seus objetivos e metas, pois você conhece sua empresa e equipe melhor que ninguém e sabe o que é possível de ser realizado.

T – Time-bound (Tempo Limite)

Todo objetivo ou meta deve ter um prazo, assim você e sua equipe podem definir melhor os esforços ao longo do cronograma.

E aí, já conhecia esse conceito de Objetivos SMART?

Comenta aqui abaixo se você já aplica objetivos e metas smart no planejamento estratégico do seu negócio e compartilhe sua experiência comigo.

Um abraço e até logo!

Jakson Manoel da Silva
Smart Brand Tecnologia em Resultados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *