Você é um empreendedor e não sabe a importância de um site?!

Você é um empreendedor e não sabe a importância de um site?!

Um dos principais porquês da importância de um site, é que ele é o único ambiente online que você pode realmente chamar de “seu”.

É verdade caro leitor, diversos são os ambientes disponíveis para apresentação de sua empresa na internet, mas acredito que o único ambiente onde você possui, ou deveria possuir, total controle sobre os dados e informações seus ou da sua empresa, é o seu site.

Muitas empresas, independente do porte ou faturamento, ainda não compreenderam a importância de um site no seu negócio. Então resolvi listar o porquê é importante que um negócio possua um site.

Ano após ano presenciamos diversos avanços tecnológicos e muitos realmente nos surpreendem. A internet com certeza fomenta essa evolução tecnológica e contribui de forma substancial para o processo de globalização, principalmente através do compartilhamento dos mais diversos tipos de dados e informações em escala global.

A utilização, e arriscaria dizer a incorporação, da internet por parte das pessoas e das organizações, fez com que muitos dos nossos hábitos comuns do dia-a-dia fossem remodelados e de certa forma atualizados.

O cenário atual

Nos dias atuais interagimos com amigos através de redes sociais, realizamos buscas diversas ao necessitar de algo ou adquirir produtos/serviços, realizamos transações bancárias, enviamos e recebemos mensagens e uma série de outras atividades no mundo digital.

É neste contexto que ocorre a incorporação da internet, pois acabamos criando novos hábitos que dependem das conexões digitais para a sua realização.

Grande parte das informações, priorizando aqui divulgação de produtos e serviços, estão disponíveis online, pois a era digital acelerou o processo de migração para a rede na última década, principalmente das empresas, que desejam apresentar-se, anunciar ou também comercializar seus produtos e serviços, são obrigadas a encarar e desfrutar desse nosso ambiente.

A renovação deste cenário ocorre dia após dia, sendo inevitável a interação com o mundo digital, pois as empresas, salvo alguns poucos, que não interagem com este processo acabam ficando à margem da grande fonte de informações e meios de integração global.

E falando de conexão, diversas são as formas de pessoas e empresas se conectarem no mundo digital, podendo essa interação ocorrer através de um site, aplicativo, redes sociais, blogs e diversas outras, inclusive no momento em que escrevo aqui, é certo que alguém deve estar criando outra nova forma de se conectar.

Porém, em si tratando dos meios mais tradicionais e acessíveis, venho aqui ressaltar, principalmente para você empreendedor, a importância de um site para o seu negócio.

Se eu posso, você também pode!
Por muito tempo, serviços como o registro de domínio e desenvolvimento de um site, além de serem considerados gastos não prioritários, ou estarem muitas vezes inacessíveis, esses também eram assinalados como algo intangível, principalmente para micro e pequenas empresas, que em visualizavam a importância de um site no seu negócio.

Nos dias de hoje, o valor investido em um site já podem ser considerado investimento para muitas empresas, pois torna-se uma “vitrine virtual”, que possibilita atingir um público alvo que pode estar a quilômetros de distância da sua empresa e realmente concretizar negócios.

É importante salientar que assim como você cuida da imagem da sua empresa, na estrutura física, funcionários, papelaria (cartões de visita, folders, papeis diversos, etc), também será necessário um cuidado especial com seu site.

Cuidados básicos incluem, possuir uma aparência amigável, seja intuitivo, seja acessível em qualquer dispositivo (computadores, smartphones, tablets, entre outros), carregamento rápido adequado aos diferentes tipos de conexões (3G, 4G, ADSL, Fibra Ótica), e principalmente, que ele permita que o seu cliente encontre o que está procura na sua empresa, com a melhor experiência possível.

Um site bem estruturado é uma ferramenta indispensável a qualquer empresa, nele é possível apresentar todas as informações necessárias para que o cliente encontre o seu negócio, veja seus produtos/serviços, conheça um pouco mais sobre a empresa, e isso independe do ramo de atuação.

Pensando nisso, ao desenvolver um site novo, ou atualizar um site já existe, é importante que o mesmo seja desenvolvido e pensado por profissionais capacitados, para que este seja utilizado como uma ferramenta estratégica e essencial no processo de gestão do seu negócio.

Desta forma a sua empresa estará apta a usufruir de diversos meios e benefícios interativos que a internet e o mundo digital nos proporcionam.

Vou listar abaixo algumas informações básicas para você que deseja adquirir ou melhorar um site. Esta parte pode ser entendida como um passo-a-passo para o obtenção de um site.

Registro de um domínio

Caso você tenha interesse em possui um site, você será obrigado a adquirir um domínio, por exemplo www.meudominionainternet.com.br.

Esta aquisição pode ser feita em diferentes portais, porém, no Brasil, para domínios do tipo “.com.br”, apesar de existirem diversas outras, você pode optar pela compra através do REGISTRO.br.

É muito importante, guardar com cuidado os dados deste acesso, pois é através dele que você irá dar sequência nos passos a seguir. É importante lembrar que a maioria dos domínios tem um custo, geralmente cobrado anualmente. Se quiser saber complementar as informações, a alguns dias atrás encontrei informações muito bacanas do pessoal da Sitesouro sobre como registrar corretamente um domínio.

Hospedagem do seu site

O nome realmente diz muito sobre este passo, pois é através de um plano de hospedagem que você poderá disponibilizar o seu site na internet. A hospedagem nada mais é do que a locação de um espaço em um servidor, para “hospedar” os arquivos do seu site.

São inúmeras empresas que oferecem este serviço, tanto aqui no Brasil, quanto no exterior. Caso você possua um profissional ou uma empresa que desenvolverá o seu site, você poderá solicitar informações mais específicas a respeito dos serviços disponíveis.

Agora se você vai pelo caminho do “faça você mesmo” e tem pouco conhecimento no assunto, recomento a busca por recomendações de empresas e tutoriais específicos referente à este passo.

Vale ressaltar que quase 100% dos planos de hospedagens profissionais são pagos. Geralmente os planos também são pagos anualmente e grande maioria possui serviço de e-mail integrado, disponibilizando algumas contas de e-mails para criação de e-mails institucionais personalidados com o seu domínio.

Desenvolvimento do Site
Esta fase abrange toda a parte referente a criação, planejamento, desenvolvimento, teste e publicação do site na internet.

Como citei anteriormente, pode-se optar pela contratação de um profissional ou empresa especializada. Nesta fase, tudo vai depender do que se pretende obter com o site na internet, cada necessidade tem a sua peculiaridade.

Em termos de custos, você pode encontrar bastante oscilação nesta fase e tudo vai depender da sua necessidade. Por isso é importante ter muita cautela e ter objetivos claros para o seu site, caso tenha dúvidas diversas, entre em contato e podemos conversar a respeito.

Caso todos os passos tenham sido percorridos com sucesso até aqui, meus parabéns, você ou sua empresa terão um espaço único na internet.

Obviamente este não é um “guia definitivo” ou “tudo” que você precisa saber a respeito de um site para sua empresa, mas podemos considerar que é um início bem interessante, para que você possua uma base inicial simples, e assim possa continuar buscando informações complementares, entendendo cada vez mais sobre as ferramentas disponíveis para auxiliar você e seu negócio na internet.

Vamos ficando por aqui, mas os trabalhos não param por aí, continuarei produzindo informações referente à gestão e uso do seu site, redes sociais, marketing digital, otimizações em mecanismos de buscas (SEO), produção de conteúdos e muito mais. Com certeza não vale a pena você chegar até aqui e não seguir em frente. Tenho certeza que você vai querer conhecer e aprender mais sobre as dicas que publicarei por aqui nos próximos artigos.

Continue acompanhando. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *