Como criar uma persona para o seu negócio
Se você chegou até aqui neste post sobre Persona, acreditamos que já tenha uma ideia bem clara sobre a importância de se definir o público-alvo dentro de qualquer estratégia de marketing, principalmente quando se trata da produção de conteúdo.
Mas para refrescar um pouquinho a memória antes de iniciarmos, aqui vão três razões fundamentais que nos ajudam a perceber porque é tão essencial conhecer nosso público-alvo.
A primeira delas é que, saber a quem se destina seu produto ou serviço permite a você criar uma comunicação mais assertiva e eficiente, pois não te deixa perder tempo escrevendo para quem não tem interesse ou potencial de se tornar um cliente.
A segunda razão é que, conhecendo seu público-alvo você é capaz de criar conteúdos melhores e mais adequados às necessidades e dúvidas do seu cliente em potencial, e isso faz com que você ou sua empresa sejam considerados entre as melhores opções no momento de decisão de compra.
E a terceira é que, sabendo quem é e onde está o seu público você consegue escolher os canais mais eficientes para chegar até ele.
O que é a Persona?
A persona é um personagem semifictício, criado através de dados, e que representa seu consumidor ideal. Ela é construída com base no seu público-alvo, através de pesquisa e da coleta de informações.
Para entender melhor a diferença de detalhamento entre o público-alvo e a persona, acompanhe este exemplo:
Público-Alvo: Homens entre 30 e 40 anos, residentes em Porto Alegre, classe B, com renda entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00.
Persona: Pedro, 35 anos, gerente de marketing de uma multinacional. Recebe um salário de R$ 7.500,00 por mês. Vive em Porto Alegre, não tem filhos, é fã de tecnologia, possui conhecimentos avançados em marketing e almeja subir na carreira dentro da empresa.
Perceba como a persona traz uma descrição muito mais detalhada de quem seria seu público ideal, com informações que te auxiliarão na criação de conteúdo mais específico. Com isso você passa a falar com ela desde quando ela começa a apresentar um problema ou dúvida.
Como fazer a pesquisa de persona?
Nós sempre gostamos de lembrar aqui no blog que no marketing tudo deve ser construído em cima de muita pesquisa e números. Jamais na base do “chute” ou suposições. Portanto a Persona deve ser pautada em dados reais sobre seu público.
Para isso existem duas formas de se fazer a pesquisa de persona: a direta e a indireta.
A pesquisa direta é aquela feita com seus próprios leads e clientes, as pesquisas de mercado – onde você pode contratar uma empresa externa para realizá-las, ou de forma online, por meio de questionários.
Já na pesquisa indireta, você não faz perguntas, mas aprende observando o comportamento do público. Ela pode ser feita pela internet, através do Google Analytics ou mesmo pelas redes sociais, como Facebook e Linkedin.
No Google Analytics, por exemplo, você verá quais páginas as pessoas mais acessam. Neste caso, vamos supor que você crie um blog post sobre como redecorar a casa aproveitando móveis e objetos próprios, e um outro post sobre as cinco tendências em decoração para o próximo ano.
Veja que seriam duas personas diferentes para cada tipo de conteúdo: uma representando pessoas comuns que querem receber dicas de como repaginar sua casa sozinhas, e outra representando profissionais de arquitetura e design.
Através da quantidade de acessos de cada blog post é possível identificar se seu púbico é composto na sua grande maioria por pessoas que apenas querem dicas simples ou por profissionais do ramo, o que requer conteúdos mais avançados sobre o tema. Com base neste critério é mais fácil definir sua persona.
Usando o Linkedin a seu favor
O Linkedin também é uma ferramenta excelente para “criar” personas. Por ser uma rede social profissional, você pode definir previamente, por exemplo, que sua persona é um analista de TI, e entrar em 100 perfis de analistas de TI para estudar seu comportamento.
Outra dica interessante é procurar anúncios de vagas para analisar quais são as atribuições deste profissional e o que se requer dele. Isso ajuda também a compreender qual conteúdo irá auxiliar sua persona, com base nas suas necessidades.
É muito importante ter em mente que a Persona é a base da sua estratégia digital e deve fazer parte do seu dia a dia na empresa. Portanto integre ela ao seu time de marketing, pergunte-se sempre se o conteúdo de fato interessa à sua persona.
Com essas práticas certamente você atingirá as pessoas certas e otimizará tempo e recursos da sua empresa.
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