Muitos pensam e falam sobre o Mercado Digital como se fosse algo futurístico, ou que está para atingir nossos negócios daqui a alguns anos. E talvez até você seja uma dessas pessoas.
Mas na contramão destes pensamentos e discursos, queremos falar para vocês hoje que o Mercado Digital é o presente.
A tecnologia está cada vez mais inserida no nosso cotidiano, e isso provavelmente não irá mudar. A tendência é que ela nos envolva cada dia mais, tanto nas relações sociais como nos negócios. E é aí que surgem as oportunidades para a sua empresa.
Sua empresa está investindo no mercado digital?
Se a sua resposta é “não”, já passou da hora de você pensar a respeito.
Imagine que, só no Brasil, já são mais de 126 milhões de usuários de internet, segundo pesquisa do IBGE. Nós somos o quinto país mais conectado do mundo, de acordo com o último relatório Internet Trends, ficando atrás de China, Índia, EUA e Indonésia.
Se levarmos em conta que grande parte da população está conectada à internet, fazendo inúmeras atividades de forma online – desde realizar uma simples pesquisa, até fazer compras ou realizar pagamentos, fica fácil de concluir que se uma empresa não estiver inserida ativamente no meio digital, é muito provável que ela deixe de atingir uma boa parcela de clientes em potencial. Isso fará com que a empresa perca muitas oportunidades de negócio.
As mudanças no comportamento de compra do consumidor
Hoje a comunicação entre empresas e clientes não acontece mais de forma unilateral, como vinha ocorrendo com a publicidade nos meios offline.
O cliente hoje interage com a marca através das redes sociais, monitora suas ações e repercute aquelas de maior impacto, tanto as positivas quanto as negativas. Por isso é tão importante conhecer a fundo o seu público-alvo, se conectar com ele e manter uma conduta coerente com os valores propostos por cada empresa, investindo em planejamento e estratégias de marketing digital.
Planejamento
Pensar sobre Marketing Digital é planejar uma série de ações executadas de forma online e com objetivos diversos, que podem ser a geração de novos negócios, a construção de uma identidade para sua marca ou mesmo a criação de relacionamentos. Tudo isso através do uso de técnicas e ferramentas específicas que irão melhorar seu desempenho e fazer com que a sua empresa seja vista pelas pessoas certas, ou seja, aquelas que podem se tornar seus clientes logo adiante.
Se tudo isso ainda é um universo desconhecido para você, sugerimos que comece lendo mais sobre o tema. Aqui no blog você encontra diversos posts que irão lhe auxiliar nessa introdução ao marketing digital.
Aqui, nossa intenção não tentar prever o futuro. A única coisa que temos a falar sobre ele é que existem grandes chances de lá na frente você se arrepender por não ter começado agora mesmo a investir no mercado digital.
Você pode ou não concordar com este ponto de vista, mas de qualquer maneira é preciso compreender que as ferramentas e formas de vender e de se comunicar com os clientes mudaram e continuarão mudando.
Saber disso e utilizar as estratégias e ferramentas certas, que integrem sua empresa com o mercado digital, certamente fará com que ela se destaque e alcance resultados surpreendentes.
E então, vai continuar parado no tempo?
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